"Ser professor é, antes de tudo, ser aprendiz. É saber que a tarefa de educar não se restringe a repassar conhecimentos científicos que foram sendo adquiridos ao longo da vida escolar. É admitir o processo de ensino-aprendizagem como um momento privilegiado de crescimento mútuo, de socialização de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizados pelo professor, ou da experiência do cotidiano dos alunos.
Ser professor é ser pesquisador. É estar sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências cognitivas, afetivas e sócio-culturais dos estudantes.
Ser professor é ser amigo dos alunos. É precebê-los como pessoas que estão construindo identidade. É indispensável ter consciência de que nosso aluno vai ser aquilo que o ajudarmos a edificar, pois se ele fracassar, estaremos fracassando com ele; se obtiver sucesso e for um vencedor, seremos com ele vencedores.
Ser professor é acima de tudo ser 'sonhador' e 'otimista'. É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia-a-dia, podemos sempre fazer melhor.
É acreditar em si mesmo e num futuro promissor para a educação, acreditar que estamos fazendo a nossa parte para que isso aconteça."
(José Dilson Bezerra Cavalcanti
Professor de Ens. Fundamental e Médio da Rede Estadual/Tupanatinga-PE)
Isabel, primeiramente, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirFaz muito tempo que escrevi esse texto para a revista mundo jovem.
Sempre é gostoso de rever as ideias do início da carreira.
Atualmente sou professor da Universidade Federal de Pernambuco. Continuo, mais do que nunca, lutando pela educação. Acredito que ela é a ponte para que possamos construir um mundo melhor.
Forte abraço.
Dilson Cavalcanti