Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A ORIGEM DAS NAMORADEIRAS....



Boa tarde, pessoal!


Hoje tem passeio pela Cultura Brasileira.
Vocês sabem a origem daquelas lindas bonecas chamadas 'namoradeiras' que enfeitam as janelas pelo Brasil afora?
Pois se não sabem, chegou a hora de conhecer!










LOJA: DONA MOCINHA DO BRASIL
A namoradeira é uma boneca na maioria das vezes grande, que pode ser de várias nacionalidades, e que só possui cabeça, ombros, braços e busto. As típicas de Minas Gerais,  tem um dos seus braços  apoiado em uma superfície plana e o outro leva a mão ao rosto, em sinal de espera. Hoje em dia, encontramos vários formatos e diferentes posições. Elas imitam aquelas mulheres que ficavam na janela esperando para serem vistas como mencionei acima. Apesar de não existir uma história real sobre essas bonecas e a discussão sobre sua origem se passar apenas de mito, ou invenção de tempos passados, elas nasceram e nascem até hoje de mãos habilidosas de artesãos.





Lindas e charmosas elas estão espalhadas por esse mundo a fora, nas janelas, nas varandas, nos amurados e em qualquer cantinho que as faça espalhar seus  encantos. Em Ritápolis muitas janelas são enfeitadas com namoradeiras, que dão um ar típico de uma cidade mineira.
Não se  sabe ao certo as suas origens, mas não é difícil de imaginar levando em conta que a história de tempos passados.
Nos tempos coloniais, num tempo em que tudo corria com mais tranqüilidade, quando não havia telefone, televisão nem computadores, as mulheres tinham por hábito ficavam debruçadas nas janelas de suas casas.












Elas conversavam com a vizinha, vigiavam seus filhos brincando na rua e assim como todo mundo é diferente um do outro, haviam aquelas que se arrumavam, se pintavam e ficavam olhando os rapazes que passavam, para flertar. Podiam ser vários os motivos que as levavam às janelas.
Até mesmo, esperar uma amiga ou o marido que estava para chegar do trabalho.
Era também o passatempo predileto de algumas, geralmente as mais velhas, mais maliciosas e bisbilhoteiras que gostavam de ficar nas janelas para tomar conta da vida alheia.
Mas, o mais importante dos motivos, era mesmo esperar que passasse um moço atraente que lhe jogasse um sorriso e olhar charmoso, para daí flertarem e quem sabe começarem um namoro. Daí o apelido de namoradeiras!


E, hoje elas estão espalhadas por esse mundo afora, feitas em barro, madeira, resinas, gesso e todo material que se amolde à função. Negras, brancas ou morenas, com enfeites nos cabelos, vestidos bem decotados e lábios bem pintadinhos. Quando observamos  as bonecas namoradeiras nas varandas de alguns edifícios residenciais não imaginamos que tais peças decorativas guardam o registro de um tempo em que as mulheres dependiam quase exclusivamente desse ambiente para ter contato com a rua. Este espaço da residência já foi importante para a socialização feminina em Minas Gerais e em muitos outros estados brasileiros e em muito contribuiu para sua liberação. No entanto, diante da liberdade que as mulheres desfrutam nos dias de hoje e do papel que desempenham na sociedade contemporânea, este passado pode parecer distante.


FONTE:



IMAGENS:

DONA MOCINHA DO BRASIL
OFÍCIO DO GESSO


Um abração e até a próxima!







31 comentários:

  1. Oi Isabel, tudo bom?

    A 1.a Namoradeira que vc. mostra é da minha loja: DONA MOCINHA DO BRASIL, inclusive tem até o banner da loja que é um quadro de chita bem estampado.

    Aguardo sua visita no blog.


    Um abraço


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Olá Audeni, que lindo trabalho! Parabéns! Coloquei o nome da sua loja abaixo da imagem da namoradeira, tá?
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Vou conhecer seu blog também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, agradeço sua visita, espero que volte sempre também!


    Bjs.


    Audeni

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber a histórias dessas moças namoradeiras...que por sinal são belíssimas!
    Adorei o post amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  5. Todas muito lindas....eu trouxe uma lá de Maceió.
    legal a história!

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Me disseram que essas bonecas chamadas namoradeiras são uma entidade diabólica. Que prende e influência as mulheres da casa a se prostituirem etc... Mais não sei ne. Até por que hoje em dia ne‚mais acho elas lindas

    ResponderExcluir
  7. Por gentileza qual.É o preço dessa boneca de roupa branca é o valor do frete pra Curitiba 7

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou estudante de jornalismo, este ano estarei apresentando o meu tcc sobre as namoradeiras, gostaria de saber se você pode me ajudar com algumas informaçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde, tenho certeza que deve ter arrasado S2 Se Puder Manda Seu TCC Por Email Para Mim, glauceprincesa@hotmail.com, amoo este tema e sou apaixonada pelas namoradeiras S2

      Excluir
  9. Removi porque tinha ditado errado é no Mercado livre. E para ver mais dessas peças no imagens do Google tu vais saber muito mais é uma pagina cheia Feliz Final de Curso e que esse curso só traga Alegrias e Felicidades no teu dia a dia
    eu sou a mara maria .

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA EU QUERO COMPRAR UMA NAMORADEIRA COMO FAÇO ...MEU EMAIL E cristiane_dargel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Quero comprar como faço pra ver modelos

    ResponderExcluir
  12. como faço para comprar ? moro no RS

    ResponderExcluir
  13. Quero comprar.
    Qual contato?
    965662383 zap

    ResponderExcluir
  14. Queria fazer uma escultura semelhante a essa,como faço?

    ResponderExcluir
  15. Gente eu sou artesã e faço as bonecas namoradeiras de feltro e chitão, elas são muito vendáveis pois aqui em São Luís as pessoas amam esses este estilo de bonecas. Obgda pela informação pois não sabia a origem dessase bonecas. Realmente são lindas e amo fazer.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde li a história sobre a origem das bonecas namoradeiras , estou ajudando minha neta com um trabalho da escola e como o assunto é o continente Áfricano a professora pediu que fosse confeccionado uma boneca aproveitando vídeos do YouTube ficou muito linda! Gostaria de postar a foto , a minha foi feira com marial reciclável ( garrafa de água sanitária) não sei como faço para postar a foto.

    ResponderExcluir
  17. Quero comprar uma amo essas meninas

    ResponderExcluir
  18. Sao lindas .cada uma mais linda que a outra parabéns eu gostaria de aprender a fazer eu moro no fio de Janeiro. No município de duque de caxias por aqui eu ainda não vi lojas nem uma vendendo.parabéns para todos artesã

    ResponderExcluir
  19. Oi Isabel
    Recomendo você assistir ao vídeo do historiador Eduardo Bueno: a história da prostituição no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=d43rUxA4cyo
    Ele narra uma outra versão para essas bonecas, bem diferente e menos romântica que essa que você contou

    ResponderExcluir
  20. O trabalho é muito lindo , mas sugiro buscar a história das namoradeiras no movimento negro que eles te contam como no período colonial uma negra teria tempo pra ficar na janela namorando se não fosse pra atender aos caprichos dos seus escravizadores angariando fundos pras suas mordomias, sim as negras eram prostituída inclusive por suas donas, ruma época que empatia feminina não existia para negras, até hoje é complicado né, não podemos continuar colocando panos quentes encima da desgraça alheia.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente a origem da moça negra na janela não tem nada de romântico e bem antes da chegada da família real as moças escravas eram enfeitadas e obrigadas a ficar na janela para ser prostituída por suas donas ou cafetinas.Elas eram chamadas de moças na janela.A prostituição no Brasil ocorreu não só com as escravas mas também com moças polonesas trazidas para ser prostitutas como se fossem moças francesas ... Soube desse relato através de um jornalista que fez várias pesquisas sobre prostituição no Brasil .

    ResponderExcluir
  22. A Histiria da prostituição no Brasil . Eduardo Bueno youTube

    ResponderExcluir
  23. Sim elas são símbolos de prostituição

    ResponderExcluir