Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A ORIGEM DAS NAMORADEIRAS....



Boa tarde, pessoal!


Hoje tem passeio pela Cultura Brasileira.
Vocês sabem a origem daquelas lindas bonecas chamadas 'namoradeiras' que enfeitam as janelas pelo Brasil afora?
Pois se não sabem, chegou a hora de conhecer!










LOJA: DONA MOCINHA DO BRASIL
A namoradeira é uma boneca na maioria das vezes grande, que pode ser de várias nacionalidades, e que só possui cabeça, ombros, braços e busto. As típicas de Minas Gerais,  tem um dos seus braços  apoiado em uma superfície plana e o outro leva a mão ao rosto, em sinal de espera. Hoje em dia, encontramos vários formatos e diferentes posições. Elas imitam aquelas mulheres que ficavam na janela esperando para serem vistas como mencionei acima. Apesar de não existir uma história real sobre essas bonecas e a discussão sobre sua origem se passar apenas de mito, ou invenção de tempos passados, elas nasceram e nascem até hoje de mãos habilidosas de artesãos.





Lindas e charmosas elas estão espalhadas por esse mundo a fora, nas janelas, nas varandas, nos amurados e em qualquer cantinho que as faça espalhar seus  encantos. Em Ritápolis muitas janelas são enfeitadas com namoradeiras, que dão um ar típico de uma cidade mineira.
Não se  sabe ao certo as suas origens, mas não é difícil de imaginar levando em conta que a história de tempos passados.
Nos tempos coloniais, num tempo em que tudo corria com mais tranqüilidade, quando não havia telefone, televisão nem computadores, as mulheres tinham por hábito ficavam debruçadas nas janelas de suas casas.












Elas conversavam com a vizinha, vigiavam seus filhos brincando na rua e assim como todo mundo é diferente um do outro, haviam aquelas que se arrumavam, se pintavam e ficavam olhando os rapazes que passavam, para flertar. Podiam ser vários os motivos que as levavam às janelas.
Até mesmo, esperar uma amiga ou o marido que estava para chegar do trabalho.
Era também o passatempo predileto de algumas, geralmente as mais velhas, mais maliciosas e bisbilhoteiras que gostavam de ficar nas janelas para tomar conta da vida alheia.
Mas, o mais importante dos motivos, era mesmo esperar que passasse um moço atraente que lhe jogasse um sorriso e olhar charmoso, para daí flertarem e quem sabe começarem um namoro. Daí o apelido de namoradeiras!


E, hoje elas estão espalhadas por esse mundo afora, feitas em barro, madeira, resinas, gesso e todo material que se amolde à função. Negras, brancas ou morenas, com enfeites nos cabelos, vestidos bem decotados e lábios bem pintadinhos. Quando observamos  as bonecas namoradeiras nas varandas de alguns edifícios residenciais não imaginamos que tais peças decorativas guardam o registro de um tempo em que as mulheres dependiam quase exclusivamente desse ambiente para ter contato com a rua. Este espaço da residência já foi importante para a socialização feminina em Minas Gerais e em muitos outros estados brasileiros e em muito contribuiu para sua liberação. No entanto, diante da liberdade que as mulheres desfrutam nos dias de hoje e do papel que desempenham na sociedade contemporânea, este passado pode parecer distante.


FONTE:



IMAGENS:

DONA MOCINHA DO BRASIL
OFÍCIO DO GESSO


Um abração e até a próxima!







8 comentários:

  1. Oi Isabel, tudo bom?

    A 1.a Namoradeira que vc. mostra é da minha loja: DONA MOCINHA DO BRASIL, inclusive tem até o banner da loja que é um quadro de chita bem estampado.

    Aguardo sua visita no blog.


    Um abraço


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Olá Audeni, que lindo trabalho! Parabéns! Coloquei o nome da sua loja abaixo da imagem da namoradeira, tá?
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Vou conhecer seu blog também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, agradeço sua visita, espero que volte sempre também!


    Bjs.


    Audeni

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber a histórias dessas moças namoradeiras...que por sinal são belíssimas!
    Adorei o post amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  5. Todas muito lindas....eu trouxe uma lá de Maceió.
    legal a história!

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Me disseram que essas bonecas chamadas namoradeiras são uma entidade diabólica. Que prende e influência as mulheres da casa a se prostituirem etc... Mais não sei ne. Até por que hoje em dia ne‚mais acho elas lindas

    ResponderExcluir
  7. Por gentileza qual.É o preço dessa boneca de roupa branca é o valor do frete pra Curitiba 7

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou estudante de jornalismo, este ano estarei apresentando o meu tcc sobre as namoradeiras, gostaria de saber se você pode me ajudar com algumas informaçoes.

    ResponderExcluir