Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

REVIRANDO O BAÚ...

Tem uma frase que gosto muito e que vi pela primeira vez escrita pela mão da minha professora de Linguística da UFRN, Salete Meira de Souza:

" Diga-me e eu esquecerei,
Ensine-me e eu relembrarei,
Envolva-me e eu aprenderei."
(Benjamin Franklin)

Ela foi escrita em 1989  quando, na época, eu era sua aluna do curso de Letras. Ela escreveu esta frase na capa de um trabalho....Tamanha foi minha surpresa ao ler aquela frase!
Lembro-me muito bem que, todos os trabalhos ela sempre devolvia com uma frase, ou um elogio ou uma mensagem de incentivo se nosso trabalho não tivesse ficado tão bom como o esperado. Porém, jamais escreveu algo grosseiro, que nos deixasse com a auto-estima lá embaixo...
Pelo contrário.... Fortalecia nossos corações e nos encorajava a seguir sem esmorecer diante dos obstáculos do caminho.
Ainda hoje, guardo esta linda mensagem com muito carinho e faço questão de repassá-la para as pessoas.... principalmente para meus colegas de profissão, Educadores.
Seu significado é profundo e valioso. É o verdadeiro significado de Educar.
A professora Salete sempre nos presenteava com textos reflexivos e nos fazia pensar no quanto é importante a afetividade entre as pessoas e isso ela transmitia em suas aulas, com gestos verdadeiros e marcantes, os quais jamais  esqueceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário