Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 11 de dezembro de 2011

ARTESANATO BRASILEIRO: FUXICO


Artesã: Elisabete Bruchmann
O Folclore Brasileiro conta que, o termo "FUXICO" teve sua origem na época dos escravos. Este nome foi dado porque as escravas reuniam-se nas senzalas para conversar sobre o seu dia-a-dia e tudo o que acontecia ao redor, enquanto costuravam retalhos de tecidos que sobravam das roupas de suas sinhás.
Segundo a professora de Moda do SENAC, Irene Maia, o fuxico não é apenas uma uma técnica artesanal brasileira, mas também uma maneira de integração, que ainda hoje representa uma forma de inclusão social e de afirmação da cultura regional.
O compromisso das mimosas trouxinhas de retalhos coloridos não fica aí....elas também são símbolo de responsabilidade ambiental.
Segundo Irene, o fuxico é uma das primeiras formas de
reutilização de materiais que surgiu, pois consiste em reaproveitar retalhos que, de outra maneira, seriam jogados fora.
Hoje, o fuxico está em todo canto deste imenso Brasil, sendo parte da  fonte de renda de muitos braileiros.
Durante muito tempo, foi associado à pessoas de baixa renda, já atualmente, com a moda da costumização, o fuxico é sinônimo de beleza e charme, sendo apreciado por todas as classes sociais, as quais fazem uso em diversas formas desse artesanato secular.
Não há limite para a criatividade quando o assunto é fuxico...  Hoje existem diversos modelos, cada um mais bonito do que o outro, dando um toque todo especial às mais variadas peças, seja em vestuários, acessórios, bolsas, toalhas, panos de prato.....
Sejam os fuxicos tradicionais, sejam as belas florzinhas ou até borboletas, é tudo puro encanto....

Artesã: Telma Scherr


www.lubarin.blogspot.com/

Borboleta de fuxico
....E Viva o Artesanato Brasileiro!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário